Franquias baratas e lucrativas – Como avaliar essa dupla

Sabemos que abundantemente se tem falado sobre franquias baratas e lucrativas, afinal de contas o par une o benéfico ao agradável em termos de dinheiro, não concorda?

O grande dificuldade é que na maior parte das vezes o bate-boca encontra-se num nível bastante insignificante e não leva em observação questões mais técnicas sobre.

Neste texto vamos realizar uma avaliação técnica do assunto.

Vamos efetivamente abordar sobre franquias baratas e lucrativas, porém vamos ir mais a fundo nessa avaliação.

Uma das promessas do Franchise Profiles é exatamente provocar o debate sobre o investimento em franquias a um nível mais grandioso, e é exatamente essa a concepção desse texto.

Várias das vezes os novos empreendedores do franchising focam suas pesquisas em números absolutos que não é sempre que garantem o êxito do empreendimento.

O resultado é que após um tempo, descobrem que o investimento não é tão atraente quanto parecia.

Para evitar essa forma de descontentamento, vamos por isso abordar o assunto das franquias baratas e encontrar como de fato avaliar essas possibilidades, afinal de contas, a proposta de microfranquias vem aumentando bastante no Brasil atualmente.

Definindo o que são franquias baratas e rentáveis

A primeira coisa a realizar no momento de discutirmos esse assunto é dividirmos o assunto em duas exigências e analisarmos o que podemos apelidar de franquias baratas e o que podemos autodenominar de franquias lucrativas.

O assunto pode parecer óbvio, porém o caso é que esses 2 conceitos várias vezes são confundidos, especialmente pelos empreendedores pouco experientes, e também acredite, esse conflito pode resultar em sérias complicações.

Uma franquia barata é uma matéria de avaliação de princípios absolutos, isto é, em que zona se situa o valor do investimento na compra da franquia, e apenas isto.

O caso do investimento inaugural não ser bastante grande, não significa que possa ser uma ótima escolha de negócio.

Dizer que estamos perante uma franquia rentável é uma alusão a rentabilidade do negócio, um dos elementos mais essenciais na momento de analisarmos um investimento, seja em que setor for.

Unindo o benéfico ao agradável

Tendo em ideia esses conceitos, a grande chave na momento de aferir as opções de franquias baratas e rentáveis é exatamente saber agregar o benéfico ao agradável, isto é, um baixo investimento e alta rentabilidade.

Isso talvez possa parecer banal, porém na realidade não é.

Como algumas marcas perceberam que o assunto do investimento inaugural é um dos grandes chamarizes para atração de novos franqueados, passaram a entregar promessas com preços incrivelmente baixos, especialmente no que diz respeito à Taxa de Franquia.

A dificuldade é que desta maneira, várias vezes acabam sacrificando a entrega de know-how.

O resultado, são manuais de franquia deficientes e um treinamento breve, que na realidade não qualificam os novos franqueados para a gestão do empreendimento.

Por causa disso se você está em procura de franquias baratas e lucrativas, no preceito franquia barata, verifique que forma de know-how será difundido para o franqueado.

Tenha em mente que a essência da Taxa de Franquia é exatamente o deslocamento de competência.

Não se iluda com o valor do investimento introdutório, uma vez que seja qual for o valor, se não for traduzido em entrega de experiência de negócio, não compensa, e o que parecia acessível acaba se revelando uma coisa bastante cara.

Analisando a rentabilidade das Franquias lucrativas

O segundo e na minha análise, mais relevante fundamento para avaliação de promessas de franquias baratas e lucrativas é a questão da rentabilidade.

Afinal de contas a disputa da escolha de uma franquia não é somente o de conseguir abrir seu próprio negócio, porém especialmente passar a ter dinheiro com ele.

É evidente que o franqueador irá dizer que está lhe oferecendo uma franquia barata e especialmente rentável, porém cabe a você analisar se ela é rentável de fato.

A sua melhor aliada nessa momento é a ótima e antiga matemática.

Uma das fases mais essenciais do processamento de adquirição de uma franquia é a avaliação de exequibilidade financeira e defluxo de caixa do negócio.

Para isto, você deverá se envolver de dados realistas e comprovados.

Várias “ franquias baratas e lucrativas” apenas derretem depois desta forma de observação.

Você pode ter acesso a esses dados na própria Circular de Oferta de Franquia, juntamente a sites especializados como o Franchise Profiles e ABF, em conversas com franqueados da cadeia e outras fontes disponíveis na própria Web e revistas do área.

Por causa disso se você está em procura de franquias baratas e lucrativas, no condição franquia rentável, faça todas as contas possíveis e imagináveis para quantificar de maneira efetiva o retorno que aquela franquia pode proporcionar.

Não importa o quanto o franqueado insista em dizer que aquele é um excelente negócio.

Os números não mentem e por causa disso, se a matemática diz que uma determinada franquia é uma roubada, saia fora o mais acelerado possível.

É evidente que há vários perigos abrangidos em uma franquia, porém acredito que o essencial deles é não aferir de forma fria os dados e promessas que são apresentados.

Comportar-se por desejo ou admiração é o caminho certeiro para complicações mais adiante.

Fonte: Geração Empreendedora

Leave a Reply